Morreu na madrugada de hoje (24) o astrólogo Olavo de Carvalho. A família divulgou o falecimento nas redes sociais oficiais de Olavo, mas não divulgou a causa mortis.
O falecimento de Olavo ocorre apenas oito dias após ele divulgar que contraiu o vírus da Covid-19. Não há confirmação que o escritor tenha tomado alguma das doses da vacina contra a doença.
Olavo de Carvalho foi um dos ideólogos da extrema-direita brasileira e ajudou diretamente na eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Parte dos seus últimos artigos foi dedicada a propagar informações falsas sobre a Covid-19 e minimizar os impactos da contaminação pela doença.
A família Bolsonaro, que não se pronunciou nos falecimentos de grandes ídolos nacionais como João Gilberto, Morais Moreira e Elza Soares, fez questão de homenagear Olavo de Carvalho. Por meio das redes sociais o Presidente Jair Bolsonaro comentou : “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”
Os filhos de Bolsonaro também se manifestaram: “Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda”, escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaro. O vereador Carlos Bolsonaro, tido como o operador do “gabinete do ódio”, por sua vez, destacou: “Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade. Que sua obra ilumine para sempre a nossa história!”