Anúncio
Google search engine
Google search engine
InícioBlogMinha opiniãoMinha Opinião - Os antivacinas ocupam as UTIs do SUS

Minha Opinião – Os antivacinas ocupam as UTIs do SUS

Por Lemuel Rodrigues 

A semana foi recheada de fatos que causaram indignação e medo a sociedade, mas também um pouco de riso, podemos citar alguns como a defesa de um partido nazista no Brasil por uma pessoa como nome de marca de bicicleta – não sei se é herdeiro -, que foi prontamente apoiado por um deputado que deveria defender a vida, mas preferiu ser conivente com a defesa criminosa da proposta do apresentador, debatedor, sei lá o que estava fazendo ali. Depois o neonazista foi justificar alegando que estava bêbado. Teve também a presença do presidente bolsonaro (com “b” minúsculo mesmo) no Rio Grande do Norte “inaugurando” a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado, mas que na verdade as águas que “batizou” não eram do São Francisco, mas sim, das chuvas que molham o estado, mais um mico na conta de seus ministros potiguares, Marinho e Farias.

Na verdade, o que me chamou mais atenção foram os dados sobre o avanço da Covid-19 no Brasil e as estatísticas apresentadas em torno das mortes em 2022. Segundo notícia veiculada pelo Portal G1 (08), a maioria das mortes é de não vacinados, no Rio Grande do Sul, 70% das mortes são de não vacinados, em São Paulo 82% não tinha o esquema vacinal completo. Nos demais estados a situação é semelhante ou mais grave, pois os dados confirmam o percentual maior de vítimas entre aqueles que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal.

Uma pergunta que não quer calar. Por que essas pessoas não se vacinaram? Uma parcela pode ter sido por recomendação médica, no caso de alergia a algum componente presente nas vacinas ou outros problemas de saúde comprovados. Os que não estão nessa categoria pode ser por opção, decidiram por conta própria desafiar a doença, seguindo o discurso antivacina do presidente e seu seleto grupo de construtores de narrativas especialistas em espalhar mentiras sobre a vacina que vão desde virar jacaré, transmissão de aids e outros absurdos que o Brasil inteiro já conhece.

O mais grave e irônico de tudo isso, é que os mesmos seguidores do presidente, também apostam em sua política econômica neoliberal, privatizações dos serviços públicos, dentre eles o SUS. Milhares foram as ruas, praças e avenidas levantando a bandeira do “minto” (assim mesmo, mistura de mito com minto), na cabeça dessas pessoas tudo que for público deve ser privatizado, pois só o que funciona são os serviços prestados pela iniciativa privada, como disse anteriormente, inclusive o sistema de saúde público, que deveria passar para as mãos dos grandes grupos empresariais de saúde, os grandes planos de saúde que controlam uma boa fatia dos serviços de saúde no país.

Onde estão esses cidadãos e cidadãs de be(m)s que contraíram o vírus? Aqueles que realmente tem bens, com certeza estão em alguma UTI privada de algum hospital de luxo em sua cidade, mas, e aqueles que o único bem é a vida e a idiotice para continuar defendendo a estupidez de um governo desses. Estão ocupando as UTIs do SUS que eles tanto queriam e muitos ainda querem acabar. É esse sistema de saúde pública que recebe tanto os que tiveram responsabilidade e não caíram no discurso idiota antivacina como os medíocres que engoliram a corda e não se vacinaram.

O SUS não seleciona entre o SIM e o NÃO, para o sistema de saúde público não importa sua ideologia, em quem você votou, a cor de sua camisa ou a bandeira que transporta, o que importa é cuidar de sua saúde.

Mas você que é neoliberal de carteirinha e sempre defendeu a privatização do SUS e que agora contraiu a COVID-19 não tem coragem de renunciar a um leito de UTI do SUS e demonstrar seu espírito ideológico e empreendedor pagando uma UTI num hospital privado ou ficando em casa se tratando com o receituário do Dr. Messias?

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúnio -
Google search engine

Mais Populares

Comentários Recentes

Receba notícias
NE 360
Assinar!
Não enviaremos spam. Seus dados protegidos.