Anúncio
InícioÉ NOTÍCIAGoverno do Estado através do Detran participa de ações do Maio Amarelo...

Governo do Estado através do Detran participa de ações do Maio Amarelo em Natal e no interior do Estado

O Departamento Estadual de Trânsito do RN vem participando das diversas atividades educativas programadas para acontecer durante todo o mês de maio, ressaltando a importância do movimento mundial pela redução de acidentes de trânsito, denominado Maio Amarelo.

Estão sendo levadas palestras às escolas, blitzen educativas nas ruas, ações do bafômetro amigo em bares, distribuição de cartilhas, apresentação de teatro educativo e caminhada na capital e em cidades do interior do Rio Grande do Norte. A intenção é trabalhar junto ao cidadão atitudes conscientes de respeito e segurança no tráfego com foco à preservação da vida e a redução de acidentes com vítimas.

O trabalho educativo desenvolvido pelo Detran age integrado com outras instituições que fazem parte do projeto Vida no Trânsito e têm a responsabilidade de zelar e promover a construção de um trânsito mais humano e sem violência. Estão juntos com o Detran, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), as polícias Militar e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, CBTU, Prefeitura de Parnamirim, entre outros.

As ações do Detran estão contemplando os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Assú, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, São Miguel do Gostoso, Santa Cruz, Riacho da Cruz e outros. As medidas educativas contam com o auxílio da trupe de teatro do Detran, que trabalha difundindo informações por meio de música e encenações. Já as blitzen educativas e o Bafômetro Amigo acontecem nas ruas e nos bares de maior movimento das cidades visitadas, além de realização de visitas em escolas da rede estadual de ensino.

De acordo com o setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o número de acidentes de trânsito teve uma redução de 18,3%, saindo de 8.091, em 2018, para 6.608, em 2021. O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em 2018 foi de 585 e em 2021 foi de 517, representando um decréscimo de 11,6%. Os dados apontam para uma melhora no cenário estadual, porém o acidente de trânsito no Brasil e no mundo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia refletida na saúde pública.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde pública.

Confira: Programação Maio Amarelo:

http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/sesap/DOC/DOC000000000286808.PDF

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúnio -
Google search engine

Mais Populares

Comentários Recentes

Receba notícias
NE 360
Assinar!
Não enviaremos spam. Seus dados protegidos.