Anúncio
InícioNordesteDia do nordestino: Bastião antibolsnarista, região segue na luta contra o preconceito...

Dia do nordestino: Bastião antibolsnarista, região segue na luta contra o preconceito e xenofobia

Hoje, 08 de outubro, é comemorado o dia do nordestino. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do grande poeta cearense Patativa do Assaré, um dos maiores expoentes da cultura popular da região.

Apesar das justas homenagens em todo o Brasil, o povo nordestino continua tendo de lutar diariamente contra o preconceito e a xenofobia. A polarização política, sem sombra de dúvidas, acentuou os ataques aos nordestinos e nordestinas, uma vez que a região votou massivamente contra o projeto genocida de Bolsonaro. Foi aqui a única derrota, das cinco regiões brasileiras, do atual presidente nas eleições de 2018.

Não é incomum lermos notícias destacando que o povo nordestino foi vítima de comentários maldosos ou algum tipo de injúria nas redes sociais. Sempre com falsas associações que relacionam a região à extrema pobreza, os nordestinos ainda convivem com a ira daqueles que votaram em Jair Bolsonaro e, em sua maioria, residem no Sul e sudeste do Brasil. Veja um exemplo das falas preconceituosas

Foto: Hypeness

Só para se ter noção do que argumentamos, Bolsonaro foi derrotado por Haddad (PT) nos nove estados do Nordeste, o que gerou a fúria da direita brasileira. O petista teve quase 70% dos votos nordestinos em 2018 e, de acordo com informações da pesquisa Poder Data, de abril deste ano, a desaprovação de Bolsonaro por aqui chega a incríveis 75%.

A Fúria contra o Nordeste não é nova e já, há algumas eleiçõe ganha contornos políticos que delimitam bem o perfil da população. Lula, em 2002 e em 2006 e Dilma, em 2010 e principalmente em 2014, contaram diretamente com os votos dos nove estados do nordeste para garantir a vitória. Àquela altura a fúria xenofóbica da direita brasileira já podia ser conferida nas redes sociais e nas ruas.

Foto: Hypeness

A rejeição ao projeto liberal no Nordeste (foram derrotados Alckmin, Serra e Aécio Neves pelo PSDB e Bolsonaro, então no PSL) evidencia que o povo daqui sabe muito bem as consequências nocivas da “privataria” na esfera pública e do higienismo social presente nas práticas de determinados grupos políticos.

Estereótipo criado para nordestinos é inaceitável, diz historiador

É inegável que a região nordeste, com sua enorme pluralidade de cores e sons, é expoente de produção cultural e um importante polo artístico, musical e literário do Brasil. Ainda assim, para muitas pessoas, os nove estados nordestinos permanecem vistos a partir de um grande e equivocado estereótipo. A imagem do nordestino, iletrado, paupérrimo e faminto ainda é muito difundida pela grande mídia em suas novelas e programas humorísticos, que fundamentam a construção de um imaginário preconceituoso e conservador.

O professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Lemuel Rodrigues, que é colunista do Portal Nordeste 360, destaca que o estereótipo criado para os nordestinos é inaceitável, especialmente porque menospreza todas as particularidades grandiosas presentes na cultura de cada um dos nove estados que compõe a região.

“Ser nordestino não é ter um mesmo sotaque, não é ter uma cultura só, não é apenas sertão, não é ter em sua história personagens ligados à seca, à miséria. Ser nordestino é antes de tudo pluralidade cultural. Temos nove estados aqui e cada um deles tem sua peculiaridade, sua forma de viver, suas culturas particulares”, afirma o historiador

Para Lemuel, é papel do povo nordestino enfrentar os estereótipos e reafirmar a grandeza cultural de cada estado do nordeste. “Quem tem que descontruir o discurso entorno dos nordestinos somos nós. Cada um a partir de sua cultura, de seu estado, de seu sotaque”, concluiu.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Sou tocantinense, filho de cearenses e me orgulho demais de meus pais. Para mim, isto é motivo de grandeza. Penso que o Nordeste e independente de toda e qualquer feiura deste Brasil burguês jbbolsonazista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúnio -
Google search engine

Mais Populares

Comentários Recentes

Receba notícias
NE 360
Assinar!
Não enviaremos spam. Seus dados protegidos.