O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou nessa segunda-feira (09) um encontro com representantes dos Centros de Formação de Condutores do RN (CFCs) onde foi debatida a pauta de segurança no tráfego com base na campanha Maio Amarelo, que tem o foco na redução de acidentes, feridos e mortes no trânsito. O momento aconteceu de forma presencial e virtual com o objetivo de unir a participação dos CFCs da capital e do interior do estado.
Durante o encontro foi apresentada a história do movimento Maio Amarelo, a relevância da união de todos os setores que trabalham trânsito para a redução de acidentes, mostrada a importância dos CFCs na formação dos futuros condutores, apresentado dados estatísticos gerais e do Rio Grande do Norte, exposto vídeos e material educativo, como também debatido o olhar da educação com foco na missão do instrutor de trânsito na formação de condutores.
A Controladoria Regional de Trânsito (CRT) e a Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT) também abriram um espaço onde foram ouvidos os representantes dos CFCs, sendo expostos as percepções, as sugestões, desafios e metas a serem alcançadas para a construção de um trânsito mais seguro e humano.
Um dos alertas gerados no encontro foi a informação que atesta que acidentes e mortes no trânsito trata-se de uma epidemia e caso de saúde pública, já que pesquisas apontam que acidentes são responsáveis por anualmente consumir 3% do Produto Interno do Bruto (PIB) do país. As lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos e quase metade (49%) das pessoas que morrem nas vias em todo o mundo são pedestres, ciclistas e motociclistas.