Anúncio
Google search engine
Google search engine
InícioEconomiaBaraúna: Idema concede Licença de Operação para fábrica explorar a maior mina...

Baraúna: Idema concede Licença de Operação para fábrica explorar a maior mina de calcário do RN

A fábrica de cimento MIZU CIMENTOS, localizada no município de Baraúna, distante 38 km de Mossoró, recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, do Governo do Estado, a Licença de Operação (LO) para a exploração da Mina de Calcário da indústria.

Com uma área de 182,81 hectares, a Mina Velame II fica localizada na cidade de Baraúna (RN), sendo, portanto, a maior Mina de Calcário do estado. 

A licença tem validade de seis aCimentonos. e o Calcário é a principal matéria-prima utilizada para a fabricação de cimento.

A supervisora do Núcleo de Atividades de Extração Mineral do Idema, Ana Valéria, comenta sobre a importância da atividade na região. “A extração de Calcário, desenvolvida pela empresa, alinha a atividade com os aspectos geoambientais da Região em que estão instalados. Atenta as demandas do licenciamento e o cumprimento da legislação ambiental, a empresa possui significativa relevância no cenário local e regional, o que fortalece a mineração no Estado. E a concretização do licenciamento, além dos monitoramentos realizados, são instrumentos essenciais na gestão sustentável da atividade”, considerou.

Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença, está que o empreendedor deve adotar um sistema de drenagem de águas pluviais eficiente, para evitar erosão e desmoronamentos na área de lavra e suas proximidades; assim como, encaminhar anualmente, os relatórios sobre a operação, e semestralmente, o monitoramento da implantação e execução dos Planos e Programas de Monitoramento Ambiental. Outra condicionante que se destaca é que o empreendedor é responsável pela preservação ambiental, devendo tomar medidas preventivas e de mitigação contra a ocorrência de acidentes/incidentes que possam causar danos, bem como controlar os impactos negativos em razão de sua atividade.

“Verificar que uma empresa dessa magnitude compreende sua responsabilidade ambiental é gratificante. A Mizu tem atuado em nosso território observando os regramentos da legislação ambiental. A emissão da licença atesta que a Mina está em conformidade com as condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental e dar continuidade à atividade de mineração e ao desenvolvimento do RN, especialmente na Região Oeste”, finalizou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

 

 

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúnio -
Google search engine

Mais Populares

Comentários Recentes

Receba notícias
NE 360
Assinar!
Não enviaremos spam. Seus dados protegidos.